segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Pedro Lima ao estilo de James Bond




Pedro Lima ao estilo de James Bond

Onze anos depois de começar em televisão, galã chega finalmente ao grande ecrã


"Protagonista tem perfil de agente secreto"




Ja tinha posto de lado o sonho do Cinema quando Nicolau Breyner o chamou para vestir a pele de 'Peter McShade'. Pedro Lima é o herói de 'Contrato', primeiro filme de Breyner, e, naturalmente. ontem foi figura central da acção rodada em Carcavelos.

"Tenho 11 anos de carreira [televisiva] e nunca nenhum agente cinematográfico manifestou interesse em trabalhar comigo. Isso era fonte de angústias e frustrações e, para curá-las, matei a esperança", admite o actor que começou em 1997 na novela 'A Grande Aposta', produzida pela NBP (à data gerida por Nicolau Breyner).


A fonte de angústias secou e Pedro Lima está agora empenhado no papel que vive há dais dias. "É um policial que se passa no submundo do crime organizado", explica a actor que dividirá os holofotes com Cláudia Vieira, par romântico na trama, "actriz de grande talento e uma das mulheres mais sexys do País".

Esta máfia é, no entanto, de "alta sociedade" e o protagonista não é um assassino qualquer. Ao melhor estilo 007, Pedro passou dez dias em formação para imprimir mais realismo às cenas de pancadaria e de manuseamento de armas.

"O Peter tem perfil de serviços secretos. Será ambicioso compará-lo ao James Bond mas tem o mesmao tipo de formação", confirma o actor. "No último dia de treino, disparei mesmo com armas reais: 45 mm, carabinas, automáticas". Tudo correu pelo melhor... "excepto a pontaria".


VIRADO PARA O MAR

Fim de pausa e Pedro volta ao set transformado em 'Peter McShade', assassino profissional de grande estilo, fato escuro e sapato polido. Nos corredores do Hospital de Sant'Ana, onde ontem decorreu o segundo dia de rodagem de 'Contrato', ouve-se e vê-se o mar revolto.

"Este é um filme virado para o mar; são marginais na marginal", brinca o realizador, aludindo (também) à localização do décor, junto à avenida costeira de Carcavelos. O mar fica lá fora e lá dentro:

"Acção", grita 'Nico'.


MULHER E FOTÓGRAFA

Fá-lo por amor à arte e para registar o dia-a-dia das filmagens. Mafalda Bessa marca presença no set de 'Contrato' de máquina fotográfica em punho e, apesar de discreta, não descura o bem-estar do cineasta, seu marido. Entre carinhos e mimos próprios da proximidade familiar (como a sugestão de um chá, numa pausa), e uma fotografia, o CM lançou o repto à 'fotógrafa de serviço': por que não expor os resultados da reportagem diária dos bastidores? Nicolau ajudou - "Pois, por que não?" -, mas Mafalda não parece convencida. "É um dossiê para ter em casa, para as amigos e a família verem". - S.C.C.

16 Janeiro 2008

Sem comentários: