segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Era algo que queria fazer desde o Conservatório



























"Era algo que queria fazer desde o Conservatório. Aceito as críticas que me fizerem" - Nicolau Breyner









Finalmente Nicolau Breyner está a concretizar o antigo desejo de realizar um filme. A Lux acompanhou em exclusivo o primeiro dia de filmagens de "Contrato", uma película de acção baseada no romance policial de Dinis Machado" Requiem para D. Quixote". Foi numa casa na Quinta da Marinha, em Cascais, que se rodaram as primeiras cenas num ambiente muito descontraído. "Realizar um filme era algo que eu já queria fazer há muito, desde os tempos do Conservatório. Foi sempre a minha viagem. Vou começá-Ia agora. É um filme de acção, porque eu gosto de filmes de acção. O sumo desta história é delicioso porque é uma questão de ética entre marginais.
Vive de pequenos mistérios e é a história de um homem, um profissional, que recebe um contrato para vir matar uma pessoa a Portugal", explicou Nicolau Breyner que, no primeiro dia, teve sempre a seu lado a mulher, Mafalda Bessa, cujo apoio considera "fundamental" em tudo o que faz na vida.

Pedro Lima é o protagonista desta trama e veste a pele de Afonso Costa. Um convite que marca a sua estreia no cinema e que o apanhou de surpresa.
"Já tenho 11 anos de carreira e nunca ninguém ligado ao cinema manifestou interesse em trabalhar comigo. Isso foi causa de algumas frustrações e de angústias para mim enquanto actor. Para resolver isso, matei a esperança e já vivia resignado a achar que nunca iria fazer cinema. Deixei inclusivamente de ver cinema portugues. Tive uma grande surpresa com o convite do Nicolau. É engraçado porque quando comecei a fazer novelas, o director-geral da NBP era o Nicolau e agora, pela segunda vez na vida, volta a ser o Nicolau o escolher-me para fazer um papel em cinema. Ele acaba por ser uma pessoa muito importante na minha carreira. Só espero estar à altura das expectativas dele", confessou o actor que, para preparar esta personagem, se submeteu durante dez dias a intensos treinos de luta, defesa pessoal e manipulação de armas de fogo com uma equipa de duplos.

Do elenco também fazem parte Sofia Aparício e Cláuda Vieira, entre outros. Para esta última, é também uma estreia no grande ecrã, no papel da enfermeira Júlia, contratada para seduzir Pedro Lima. Um papel que exige uma grande exposição do corpo, algo que no início deixou a actriz urn pouco apreensiva.
"Quando Ii o argumento, fiquei um bocadinho assustada porque tinha muitas cenas de corpo. Tive receio de que fosse só aquilo. Representar com o corpo semi despido ainda me incomoda. Não há nenhuma cena de nudez completa, mas várias semi despida, e sou contra a nudez gratuita e crua. Neste momento tenho de começar a estar preparada, não quer dizer que já o esteja, para me despir ou engordar dez quilos se uma personagem assim o exigir. Acho que é isso mesmo que é ser actor. Mas estou tranquila porque o Nicolau disse-me que ele próprio também não gosta do nu e não o iria fazer", explicou à Lux a actriz. As filmagens decorrerão durante cinco semanas e o filme estará pronto a estrear em Maio ou Junho.

"É óptimo ser dirigida pelo Nico e contracenar com ele", Sofia Aparício

"Também tenho um pequeno papel, o de um homem misterioso", Nicolau

Lux, 21 Janeiro 2008

Sem comentários: