terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Documentário em fase de preparação



Cinema: Documentário em fase de preparação
Pessoa pelo Olhar de Eduardo Serra


A paixão de um “leitor não perito” por Fernando Pessoa será o ponto de partida para Eduardo Serra, duplo candidato ao Óscar de Melhor Direcção de Fotografia por ‘Asas do Amor’ e ‘Rapariga com Brinco de Pérola’, vir a Lisboa rodar um documentário sobre o famoso poeta e escritor português.

Por estes dias, o premiado fotógrafo regressa à sua cidade natal, que visita com bastante regularidade – esteve cá a passar o Natal e o Fim de Ano –, desta feita com duas missões especiais: voltar a olhar para a Lisboa pela qual é apaixonado (a mesma que também emocionou Pessoa), e ir à ópera ‘Das Märchen’, de Emanuel Nunes, que subirá ao palco do Teatro Nacional de São Carlos a partir do próximo dia 25.

Quanto a ‘Quem é Fernando Pessoa’ procurará, num tom documental “não propriamente académico mas mais emocional”, mostrar “a multiplicidade dos ângulos de Pessoa, os mesmos que davam origem a cada personagem e a cada heterónimo”, para além da “sua relação com Lisboa”, como explicou Eduardo Serra ao CM, a partir de Paris, onde reside desde os 19 anos.

Richard Zénith, pessoano “perfeitamente actualizado” sobre a vida e obra do poeta, será parceiro “indispensável” na pesquisa para o documentário que já conta com nove mil euros de apoio à escrita atribuídos pelo ICA (Instituto do Cinema Audiovisual) e que será redigido por Hèlene Mocherie, mulher do fotógrafo e responsável pela programação de cinema do canal francês Arté durante 20 anos.

O documentário será rodado, naturalmente, em Lisboa – ainda sem data marcada –, e Isabel Chaves, responsável pela produtora Hora Mágica (a mesma de ‘Contrato’, filme de Nicolau Breyner), voltará a produzir mais um filme do fotógrafo na sua versão cineasta, tal como aconteceu em meados dos anos 90 no documentário ‘Cinéma Portuguais, Mode d’Emploi’.
“Estou ansiosa por este projecto. É o ponto de vista de um português que vive em Paris e adora Lisboa por isso, aposto que será uma abordagem muito ternurenta”, antecipa a produtora.



PERFIL

Nasceu há 64 anos, filho de uma peixeira e de um salsicheiro, e cedo se apaixonou pelo cinema. Reside em Paris desde os 19 anos e assinou a direcção de fotografia de mais de 50 filmes, entre os quais os recentes ‘Fados’, de Carlos Saura, e ‘Diamante de Sangue’ e ‘Defiance’, de Edward Zwick. Já trabalhou com estrelas como Leonardo DiCaprio, Bruce Willis e Scarlett Johansson. Com ‘Asas do Amor’ (1997) e ‘Rapariga Com Brinco de Pérola’ (2003) foi nomeado para o Óscar de Melhor Director de Fotografia. Eduardo Serra já foi agraciado com a Ordem das Artes e Letras (França) e a Ordem do Infante, entregue pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio (2004).


AO LADO DO MAIS RECENTE 'JAMES BOND'

Portugal é o destino que se segue à Lituânia, onde Eduardo Serra passou os últimos meses como director de fotografia de mais um filme de Edward Zwick, o mesmo realizador do candidato ao Óscar ‘Diamante de Sangue’. “Correu tudo muito bem e trabalhar com o Daniel Craig é mais do que fácil”, contou ao CM o fotógrafo, enaltecendo o comportamento humilde e profissional do protagonista do novo ‘Defiance’, um drama passado durante a 2.ª Grande Guerra Mundial. “Ele é um actor que ainda nem percebeu que é uma vedeta”, brincou Serra. “Chegou ao topo depois de 20 anos de trabalho e não nasceu assim”, remata.

Correio da Manhã, 22 de Janeiro 2008

Sem comentários: