quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Travesti dá sal a filme


Bar cede cenário a película de Nicolau Breyner
Travesti dá sal a filme

À imprensa ninguém fala do enredo de ‘Contrato’, o filme que marca a estreia de Nicolau Breyner na realização cinematográfica. Contudo, nas filmagens que ontem decorreram em Lisboa, a representação de José Wallenstein, cantando Edith Piaff num cintilante vestido dourado e sapatos de salto alto, deixa antever a intervenção de uma singular figura de travesti.


“A função da minha personagem é de encobrir com valor de lealdade e honra um seu amigo – é muito romântico”,
disse ao CM José Wallenstein.

Filmada no bar Templários, a cena encantou Nicolau Breyner. Meia hora antes, o realizador dispensara Wallenstein de fazer o terceiro ‘take’ de uma outra cena em que actua sozinho, no bar.
A tua voz ficou muito maricas, muito engraçada”, disse ele ao intérprete, assim que o segundo ‘take’ foi realizado. Ao rever a gravação, José Wallenstein riu-se e aquiesceu.

A tarefa de Nicolau Breyner é esgotante: 24 dias para fazer o filme, mas o realizador garante que vai “cumprir escrupulosamente” a meta fixada pelas produtoras (Hora Mágica e TVI).

Quanto aos actores que se estreiam em cinema (Pedro Lima e Cláudia Vieira), Nicolau foi peremptório:
“vão surpreender”
.
A personagem de Pedro Lima, por exemplo, assume várias identidades. Sofia Aparício, outro dos nomes sonantes do elenco, faz de ex-mulher de ‘Thanatus’ (Nicolau Breyner). ‘Mónica’, a sua personagem, vive muito bem, “mas quer ainda mais”, afirma.


NOTAS

'DANNY AXTREE' NO CM
Um pseudo-jornalista da ‘Time’ (Pedro Lima) tenta encontrar uma pista, no Correio da Manhã, sobre o paradeiro de um amigo

ENCONTRO NO BAR
A ambiciosa ‘Mónica’ (Sofia Aparício) propõe-se colaborar com o falso inspector de impostos (Pedro Lima)

ELOGIO NA HORA
Nicolau Breyner dá instruções a José Wallenstein sobre uma cena. A interpretação satisfez e entusiasmou o realizador

Sem comentários: